Cinco exemplos de trabalhos impressos desenvolvidos para o Santander

Santander - trabalhos impressos

Comunicação Clientes Preferenciais

Tendência já a algum tempo entre os bancos, a diferenciação de públicos em carteiras distintas pede uma comunicação exclusiva e dirigida para cada categoria. A comunicação para clientes preferenciais - newsletter e cartazetes de agência - é justamente um exemplo. Voltada à clientes da segunda categoria mais importante do Santander, perdendo apenas para altos investidores, ela trás informações sobre oscilações do mercado financeiro, produtos exclusivos e promoções.

 

Todo o design e diagramação das edições no período do final de 2007 ao final de 2009, ficaram a meu cargo e da equipe de profissionais que eu liderava.

Newsletter Integração

O Ano de 2009 foi marcante para os aproximadamente 30.000 funcionários dos bancos Real e Santander. Era criado o Grupo Santander Brasil e iniciada a fusão das duas operações em função da aquisição efetuada pelo Santander. Como em situações como essa surgem sempre muitas incertezas sobre a estabilidade de cargos e empregos, o corpo de diretores responsável pela fusão teve a iniciativa de criar uma campanha interna de comunicação com o intúito ativo de esclarecer essas questões antes que elas pudessem se tornar um problema.

 

O carro chefe dessa comunicação era a Newsletter de Integração. Com uma tiragem de 35.000 exemplares por mês, ela levava aos funcionários dos dois bancos notícias e detalhes da fusão em um tom leve e esclarecedor.

 

Minha contribuição foi toda a concepção visual e parte da editorial, em conjunto com jornalistas, e a diagramação e edição das primeiras 4 edições da newsletter.

Livro MeWe sobre interdependência

Muitas frentes de comunicação foram ativadas durante a fusão dos bancos Real e Santander. O livro MeWe foi uma delas. Durante o processo de fusão surgiram algumas palavras-chave entre os diretores responsáveis, e uma das mais relevantes para o momento foi interdependência.

 

Balizada nisso, a diretoria de integração pediu à Awica, estúdio onde eu era diretor de criação, para criar um livro com frases criadas por fornecedores de comunicação e por funcionários dos dois bancos, que levassem a palavra interdependência, com o intuito de levar uma mensagem otimista à envolvidos e funcionários.

Manual Você e a Organização

Mesmo com todo o otimismo que rondava a integração dos bancos Real e Santander, na prática, uma série de regras teriam que ser criadas, mudadas, refeitas e adaptadas. Para isso foi solicitada a criação do manual "Você e a Organização" um volume que trazia todos os esclarecimentos quanto a cargos, direitos, deveres e benefícios dos funcionários de todos os escalões.

Livro o Valor da Idéias

Em outubro de 2009 Emilio Botín, presidente internacional do Santander, veio ao Brasil para assistir ao grande prêmio de Fórmula 1 e inspecionar a nova Ferrari, que recentemente ganhara a marca do Santander espalhada em sua carenagem como principal patrocinador da escuderia. 

 

Para comemorar essa ilustre visita, a diretoria de comunicação do Santander solicitou um projeto, não definido no briefing, que mostrasse todas as inovações que foram lançadas em forma de produtos entre os anos de 2006 e 2008. Minha solução para o pedido foi um livro-arte onde cada página dupla apresentava 1 dos 25 produtos que foram inseridos com intervenções, pop-ups e apliques, destacando suas vantagens e inovações.

DIEGO BASSINELLO / 11.9.8145.3221 / diego.bassinello@gmail.com  /

  • facebook-square